7 DICAS DE COMO AGREGAR VALOR A SUA VOZ
- Jane Barcelos
- 16 de ago. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de out. de 2021
Bons parceiros valem mais do que um contrato trabalhista.

Você que ainda não é locutor deve estar pensando que isso só é possível se entrar pra uma rádio não é? Pois saiba que isso também mudou, afinal, quantos talentos a gente conhece no YouTube que nunca se quer passaram por um veículo de comunicação?
Enumerei aqui 7 dicas pra você agregar valor a sua voz independente de ser ou não locutor. São elas:
1- Esteja onde todos os contratantes estão
Com essa onda de marketing digital, redes sociais, YouTube, ficou muito fácil mostrar seu trabalho pra um número gigantesco de pessoas e cair na graça de um potencial parceiro, só depende de atitude.
Se você quer entrar pra essa área precisa se posicionar nas redes sociais. Eu entendo que isso toma tempo, que é cansativo, mas não tem jeito. Mesmo pra mim que já sou locutora por muitos anos esta visibilidade é fundamental pra continuar bem posicionada no mercado. E tem muito espaço pra todos.
Mas como você vai chegar em um número maior de possibilidades se estiver escondido? Já ensinamos no artigo anterior como montar uma demo e é com demos como essa que você pode chegar mais rápido a grandes parcerias, (parcerias agregam valor).
2- Conheça seus possíveis parceiros
Em sua cidade deve ter uma empresa que promove eventos, shows, espetáculos, enfim, estes profissionais precisam de vozes pra divulgar as atrações no rádio, na televisão, muitas vezes também na abertura de um evento, e quanto mais exclusiva for uma voz pra inúmeros produtos, melhor pra empresa. Ela encontra no locutor um profissional sempre disponível pra atender essas peças e isso é excelente pra você, principalmente se fechar uma parceria que ligará seu nome a todas os eventos.
Ter seu nome vinculado ao entretenimento, te torna tão conhecido como um locutor de rádio já que esses spots comerciais e aberturas de espetáculos serão divulgados em turnês que podem rodar o estado e até o país.
Mas como chegar nessa gente? E-mail! Descubra o e-mail deles, envie uma mensagem bem escrita e objetiva indo direto ao ponto sem enrolação. Se apresente e diga: - Eu gostaria de colocar minha voz à disposição da sua empresa, quero propor uma parceria.
3- Esteja preparado
Anexe a este e-mail uma demo específica de spots pra rádio e televisão e abertura de espetáculos. - Ah mas eu nunca fiz. Sua demo será uma demo teste. Você precisará copiar textos de outros profissionais que já fizeram este trabalho, treinar, tentar fazer ainda melhor, gravar, produzir, enviar e aguardar o retorno. No mínimo quem receber o e-mail ficará curioso, você plantou algo ali, fez um movimento, sem estas iniciativas nada sai do lugar.
4- Saiba mais que apenas usar a voz (uma boa parceria precisa ser bilateral).
Quer uma parceria de longos anos? Enriqueça a relação com experiência e conhecimento. Você vai precisar aprender a gravar pra conseguir uma parceria importante. Sabe por que? Porque eles precisam de agilidade. Quando te pedirem um trabalho, a maioria destas empresas irá solicitar um spot produzido. É mais fácil pra eles enviar algo já pronto pros veículos. Se você fizer isso, terá muito mais chances de manter a parceria.
5- Não fure com seu parceiro
Fechou negócio, está feliz? Agora é colocar a mão na massa e cumprir com as demandas do seu parceiro. Se você prometer entregar o spot em seis ou 10 horas, entregue até mesmo antes do prazo estipulado com no mínimo duas versões diferentes. Cumpra sempre o que prometeu.
Fechar uma parceria como essa pode não ser tão fácil, mas perder é facílimo. E um dos maiores motivos de romperem com você é por não terem recebido o material em tempo hábil. Se você deixar o seu cliente na mão não irá perder só a parceria, mas a oportunidade de alavancar rapidamente seu nome neste mercado sem ter passado por uma rádio.
6- Não arranje desculpas
- Ah mas meu microfone quebrou. Não importa o que aconteceu com o seu equipamento, você tem um compromisso e seu parceiro depende de você pra tocar o compromisso dele, portanto, você vai ter que encontrar um jeito de cumprir, seja alugando uma hora de estúdio ou pedindo emprestado um microfone pra um amigo. A responsabilidade maior nesta parceria é sempre sua.
7- Esteja sempre atento às oportunidades
Outro excelente parceiro pra uma voz são os profissionais que trabalham com instalação e gerenciamento de centrais telefônicas. Olha como são as coisas. As empresas muitas vezes compram o equipamento, mas não tem nem ideia de quem irá fazer a locução e pedem ajuda pra estes profissionais que instalaram a central pra elas. Por sua vez, estes profissionais também não possuem um banco de vozes porque não faz parte do atendimento deles.
Poxa, que mercado incrível, tem uma bola quicando aí, quem vai dar o primeiro chute?
Você pode fazer essa jogada sabe como? Enviando o mesmo e-mail citado acima, anexando agora para esse potencial parceiro uma demo só de esperas telefônicas, atendimento e URA.
Pegue modelos, busque textos na internet, treine bastante e crie sua demo teste. No site da b2b, por exemplo, há vários modelos no botão serviços. Pode copiar de lá sem problema algum e não esqueça coloque em sua demo a nomenclatura "demo teste". Boa sorte!
🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/osrAksD1G4Q
🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.
👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:
- Instagram: https://www.instagram.com/jane_barcelos
- Facebook: https://www.facebook.com/janebarceloslocutora
- TikTok: https://www.tiktok.com/@jane_barcelos
💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:
👇 CURSOS:
🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!
🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos









Comentários