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5 NECESSIDADES DO RÁDIO PARA UM LOCUTOR GANHAR DINHEIRO

Atualizado: 28 de out. de 2021

De olho nas necessidades

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Este é o sonho de consumo de todo o locutor que não quer vínculo com emissoras de rádio: terceirizar seus serviços de áudio ou produção. Afinal, quando você é funcionário, precisa cumprir horário, abrir mão de feriados e outras coisas que quem é ou foi locutor sabe como é.


Por isso, fiz uma lista de trabalhos que já realizei pra rádios convencionais enquanto locutora independente e que poderão servir de motivação pra montar algo bem legal pra que você possa oferecer.


1- Plástica sonora pra rádios convencionais - Gravei algumas vinhetas pra uma rádio convencional que montou sua plástica sonora com a minha locução como voz padrão. Foram 10 vinhetas em um pacote comercializado. As rádios convencionais costumam trocar as vinhetas que compõem sua plástica sonora com frequência. Algumas a cada ano, outras a cada mudança de estação e as mais tradicionais a cada cinco anos. Estas rádios utilizam quase sempre o mesmo locutor. Por que será?

Um dos motivos pode ser o fato de não ter tido oferta de outros profissionais, não acha?


2- Programetes de rádio - Faça a produção de pacotes de programetes. Entretenimento e vozes variadas são necessidade no mercado de rádio, pois a maioria está preferindo trabalhar com vozes terceirizadas. Mas como se faz isso? Vamos ao passo a passo.


Passo 01- Crie o nome para o programete, ex: "Bio de seus ídolos" e peça pra um colega que tenha uma boa voz fazer esta locução. Se for alguém famoso irá agregar valor a este trabalho (pense nesta hipótese).


Passo 02- Pesquise em fontes confiáveis (sites oficiais) sobre a carreira de intérpretes famosos que tocam na rádio que você está prospectando. E em 20 a 30 segundos faça você mesmo/a a locução desta bio.


Passo 03- Escolha uma trilha branca instrumental (livre de direitos autorais, disponível gratuitamente na internet ou adquirida em Cds) para colocar em background (trilha de fundo), enquanto faz a locução.


Passo 04- Faça a mixagem do passo um ao passo três.


Está pronto o seu programete! Porém, não esqueça de analisar a qualidade da produção. É importante deixar claro que a OPEC (operações comerciais) ou o locutor do horário terá de inserir a música logo após a citação e a emissora poderá comercializar este programete que rodará três vezes ao dia mudando o intérprete diariamente. Fiz isso por um longo período e é muito legal de fazer e de ouvir.


3- Pacotes de spots pra rádios convencionais - Esse é um mercado em expansão e o motivo é o mesmo: necessidade das rádios convencionais em ter outras vozes já que estão trabalhando com um quadro reduzido de profissionais e preferem terceirizar o serviço pra diminuir seus custos. Pesquise bem o estilo de locução da rádio que irá oferecer o serviço. Isso é importante já que você terá de enviar uma demo de acordo com o segmento da emissora.


4- Pacote de notícias pra rádios convencionais - Essa modalidade de gravação pode ser feita por um jornalista e você enquanto locutor faz apenas a locução. Aqui também será interessante uma segunda voz pra realizar a chamada. Ex: 'Notícias 93FM'. Trata-se de parceria e é algo também muito interessante pras rádios. Os textos e seus áudios podem servir de conteúdo pra criação de um podcast jornalístico da emissora, tendo aí duas oportunidades de renda tanto pra você como pra a emissora por serem mídias distintas.


5- Dicas de filmes - Mais uma produção de utilidade que pode ser feita pra vender em pacotes pras rádios convencionais.


Passo 01- Leia a sinopse, faça um resumo interessante de no máximo 30 segundos. Seja criativo, cause curiosidade, grave e ouça, se te deixar curioso, deixará o ouvinte da mesma forma.


Passo 02- Procure inserir como fundo musical alguns sons originais do filme pra tornar a experiência mais realista possível. Isso prenderá o ouvinte e será o diferencial de seu produto. Esse mesmo produto pode se transformar em um podcast pra emissora e até mesmo em assunto pra uma sala no Clubhouse, onde esta emissora marcará presença de uma forma muito atrativa.


Mas como chegar até estas rádios? Faço um mailling (lista de rádios convencionais) em seu estado ou país (busque no Google) e comece a enviar e-mails oferecendo seu serviço. Não esqueça de adicionar uma demo daquilo que oferecer e também ouvir o estilo da rádio que está prospectando pra confeccionar algo de acordo.


Bom, estas são apenas algumas ideias. As emissoras necessitam cada vez mais de conteúdos dos mais diversos pra segurar a audiência e isso um bom locutor sabe fazer muito bem. Portanto, comece a montar um mailling de rádios e mãos à obra. Nunca esqueça o 'não' você já tem e está só na sua cabeça.



🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/5zz1R1tUahw


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