top of page
Buscar

COMO AJUDAR UMA EMPRESA DE VAREJO A VENDER MAIS?

Atualizado: 22 de out. de 2021

A voz certa com a marca certa se transformam em parceria de grande sucesso.

ree

Você é locutor e ainda não fechou um contrato de varejo?

Eu gosto muito de citar o varejo por ser uma das modalidades da locução que mais se ganha dinheiro enquanto locutor. Sabe por que? Porque o volume de peças é muito grande, uma média de 800 a 1000 spots/ano. O varejo te garante uma boa renda mensal graças aos contratos de longa duração.


É interessante tanto pra empresa contratante quanto pro locutor que o contrato seja de no mínimo dois anos. Eu mesma já atendi três grandes empresas de varejo ao mesmo tempo, cada uma com uma média de 20 a 40 lojas. Faça a soma aí pra ver quantas lojas estavam sob a responsabilidade da minha voz pra vender mais.

E não só da minha voz, mas também da agilidade e qualidade na entrega deste material que na maioria das vezes é pra ontem, assim como a característica principal do varejo.

É SÓ HOJE! Urgência, impacto, venda, venda.


Trabalhar com criação e voz nas campanhas de varejo te permite ir além pela possibilidade de apresentar novas ideias pras empresas e fazer com que o cliente perceba o quanto ele pode ganhar ao comunicar o varejo de forma diferente em cada peça publicitária.


Pra mim é muito claro que a comunicação do varejo no interior da loja precisa ser diferente da comunicação do varejo no spot de rádio.

Perceba:

Você está dentro de uma loja de varejo. E aqui eu trago um exemplo real. Eu atendo atualmente o Feirão de Móveis, empresa catarinense com mais de 40 lojas. A comunicação interna em rádio online do Festival de Inverno do Feirão de Móveis foi feita desta maneira: (os preços são meramente ilustrativos).

O cliente está no interior da loja e ouve a comunicação gravada em meio às músicas.


"Olá estamos no Festival de Inverno aqui no Feirão de Móveis. É um prazer tê-los conosco!

Obrigada por estar com sua máscara. Estamos também tomando todas as providências necessárias para sua proteção.

Vamos passear pelo show room?

Veja o CONJUNTO BOX DIAMANTE CASAL com molas ensacadas, medindo 1,38 x 1,88.

De R$ 1.200,00 está por R$ 890,00. (vem o Colchão Diamante + base Liberatti nesse conjunto).

Agora veja o ROUPEIRO JOINVILLE 100 % MDF. Tem duas portas deslizantes com espelho - amplo espaço interno. Puxadores em Alumínio. De R$ 2.399,00 está por R$ 2.290,00.

Aproveita para olhar!

PENTEADEIRA CAMARIM. Vem com sete gavetas e possui oito espaços para você colocar as lâmpadas de sua preferencia e está por R$ 799,00. É linda esta penteadeira e muito útil.

Continuando nosso passeio pelo showroom do Festival de Inverno aqui no Feirão você vai encontrar o SOFÁ KANIS que vem com assentos retráteis - encostos reclináveis.Os rodízios são de silicone. De R$ 1.199,00 está por apenas R$ 899,00.

Você já percebeu que quando recebe a família inteira falta espaço em sua mesa para colocar todos os pratos especiais que você preparou?

Então, conheça o BUFFET QUARTZO. Ele tem design retrô, a largura dele para que você possa medir em sua casa é de 136 cm x 97 cm de altura e de R$ 499,00 o Buffet Quartzo está por apensas R$ 399,00.

Não esqueça, a montagem é grátis aqui no Feirão de Móveis.

E você pode levar qualquer um destes itens citados em até 10x sem juros no cartão

ou no crediário em até 24 vezes.

Feirão de Móveis no Festival de Inverno com variedade, qualidade e preço baixo!"


Você está divulgando estes produtos e valores pra pessoas que já estão no interior da loja. Então, é totalmente desnecessária aquela comunicação rápida e de urgência do varejo, afinal, você está apenas comunicando.


Agora perceba como seria esta mesma comunicação se fosse pra veiculação no rádio FM. Bem, pra começar, enquanto no rádio online não existe um tempo exato, ou seja, não existe um limite de tempo pro seu spot, no rádio FM o tempo precisa ser limitado em 30, 45, 60 segundos, conforme contrato. Então, as ofertas serão reduzidas ou distribuídas em vários spots com a mesma campanha.

A comunicação no rádio FM é mais vibrante, afinal, você precisa contagiar as pessoas que estão ouvindo no carro, em casa enquanto fazem outras coisas. Você precisa chamar a atenção neste spot. E seria assim:

"O Feirão de Móveis está com seu Festival de Inverno.

As Ofertas são quentíssimas!

CONJUNTO BOX DIAMANTE CASAL medindo 1,38 x 1,88, com molas ensacadas

de R$ 1.200,00 está por R$ 890,00.

SOFÁ KANIS com assentos retráteis - encostos reclináveis - de R$ 1.199,00 está por apenas R$ 899,00.

E você pode levar em até 10x sem juros no cartã ou no crediário em até 24 vezes.

Feirão de Móveis no Festival de Inverno com variedade, qualidade e preço baixo!"


E quando a comunicação é pro carro de som, serve o spot do interior da loja citado anteriormente? É claro que não! E a comunicação do rádio FM serve? Pra mim também não. Sabe por que? Porque a comunicação agora é com quem está circulando na cidade. As pessoas estão em seus carros, no corre corre do dia a dia nas calçadas, com a cabeça cheia de outras coisas pra fazer. Você precisa chamar a atenção destas pessoas falando diretamente com elas.

Então, seria algo assim:


“Alô você que está circulando pela cidade, eu trago uma ótima notícia.

Começou o Festival de Inverno no Feirão de Móveis.

Você irá encontrar o CONJUNTO BOX DIAMANTE CASAL com molas ensacadas,

de R$ 1.200,00 por apenas R$ 890,00.

O SOFÁ KANIS super confortável com assentos retráteis - encostos reclináveis - de R$ 1.199,00 está por apenas R$ 899,00.

O BUFFET QUARTZO com design retrô de R$ 499,00 está por apenas R$ 399,00.

Não esqueça, a montagem é grátis no Feirão de Móveis!

E você pode levar qualquer um destes itens citados em até 10x sem juros no cartão

ou ainda no crediário em até 24 vezes.

Vem pro festival de inverno do Feirão de Móveis, tem variedade, qualidade e preço baixo!"


A vantagem do carro som é que você pode também incluir mais ofertas. Mas sempre aconselho que se faça mais peças e coloque no máximo quatro ofertas por spot, porque você tem que lembrar que o carro vai seguir em frente e em uma quadra você consegue divulgar quatro produtos pra mesma pessoa sem que ela pare o que está fazendo pra te ouvir. Mais do que isso irá impedir que se ouça o final do spot.

Em carro de som o ideal é trabalhar o jingle da empresa intercalado a um sucesso do momento em um mesmo spot promocional (mas olha lá o que você irá comunicar neste sucesso do momento), nada de letras agressivas.


Não preciso nem dizer que quando você tem a mesma voz em todas as peças é mais fácil o ouvinte assimilar e lincar o produto oferecido a sua empresa.


Bom, espero ter te ajudado a compreender melhor esta comunicação. O varejo é uma modalidade da locução que já foi vista nos anos 80, 90 e 2000 como algo que viria a depreciar a voz de um locutor ou até mesmo taxá-lo de locutor específico de varejo. Principalmente se fosse escutado em um carro som. Era o fim da carreira pro locutor.


Hoje se percebe isso como algo extremamente inverso. O locutor que consegue fazer a locução de varejo e também a de um produto de uma loja como a Tiffani ou Vivara é visto como um artista performático, versátil.

Até mesmo a voz do Google, Regina Bittar, faz locução de varejo. O preconceito contra o varejo foi quebrado e quem ganha com isso somos nós locutores e as empresas que passam a ter vozes mais qualificadas em suas peças.



🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/bK1cFXLRzk0


🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.


👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:


💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:


👇 CURSOS:

🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!


🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!


✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos


 
 
 

Comentários


bottom of page