top of page
Buscar

COMO CRIAR TEXTOS QUE INSTIGAM

Atualizado: 22 de out. de 2021

Ao pensar em textos desta natureza precisamos nos colocar enquanto consumidores, ou seja, no lugar de...

ree

Se eu estou em uma farmácia e ouço algo como:


“Você sabia que depois de uma gripe ou infecção de garganta as bactérias e vírus permanecem em sua escovas de dentes? Os dentistas recomendam a troca das escovas a cada três meses ou quando as cerdas deformarem. Estudos mostram que após três meses de uso as escovas são muito menos eficientes na limpeza dos dentes e gengivas.”


Eu não penso duas vezes, já vou logo comprando uma escova nova. Isto é informação. Ninguém está me mandando comprar, eu compro porque percebo o quanto a troca da escova é importante pra minha saúde.


Da mesma forma se estou na recepção de um salão de beleza e ouço algo assim:


“A drenagem linfática reduz a retenção de líquidos e auxilia a eliminação de toxinas, nutre as células, oxigena os tecidos, estimula o sistema de defesa do organismo e é muito eficaz quando associada a tratamentos para a redução de medidas e celulite.”


Imediatamente questiono a recepcionista sobre quanto custa a sessão de drenagem.

É automático, o salão não está forçando a venda do produto, ele está apenas comunicando o que o serviço que oferece pode fazer por mim, certo?


Agora vamos pensar em uma barbearia. O homem está ali aguardando atendimento e na rádio online (rádio exclusiva da empresa) o locutor anuncia:


“Enquanto você aguarda para ser atendido, peça um cafezinho expresso, uma cerveja ou dose de Jack, o primeiro é por conta da casa.”


O que você acha que irá acontecer? Ele certamente irá pedir um destes produtos, afinal, o primeiro não será pago, mas e depois de ser atendido, depois de fazer sua barba, será que não tomará o segundo? E o fato de a oferta ter sido feita de forma tão simpática, não fará com que este cliente permaneça fiel à barbearia?


Ok, já vimos exemplo de spots que instigam a compra na farmácia, no salão de beleza e na barbearia, agora vamos pra uma academia. Como podemos nos tempos atuais dizer de forma tranquila sem pressionar nossos clientes que eles precisam ter mais cuidado em função da Covid?


De repente, você tem alunos que no meio do treino retiram a máscara. Pra não ficar a todo momento insistindo que recoloquem suas máscaras você pode inserir na gravação do spot pra veiculação interna da sua academia algo assim:


“Olá pessoal, estamos preocupados em oferecer o melhor em segurança pra todos, por isso solicitamos que durante todo o treino utilizem sua máscara. obrigada!”


Você acha que alguém vai se animar a retirar a máscara ouvindo isso a cada duas músicas enquanto malha? Sinceramente acredito que não.


Mas vamos pensar em outra forma de instigar, informar e educar através de uma comunicação interna. Você mulher está em uma clínica de estética e ouve:


“Passado o verão é hora de reparar os danos causados pela exposição solar. A limpeza de pele além de tirar o excesso de oleosidade e resíduos torna a pele permeável facilitando a absorção de ativos hidratantes, clareadores e rejuvenescedores.”


Você pode até não fazer uma limpeza de pele naquele dia, mas ao ouvir a informação pela segunda vez enquanto aguarda atendimento, logo pergunta pra recepcionista se tem horário pra fazer uma limpeza de pele em determinado dia, sem mesmo perguntar primeiro o valor. Sabe por que isso acontece? Porque naquele momento você entende que precisa de tal tratamento. Pronto, a informação foi passada e cumpriu seu papel.


Agora a estratégia é pra uma loja de confecções. Você está experimentando uma peça quando ouve a seguinte informação:


“Sabe este jeans lindo cheio de rasgos que você adora? Recebemos blusões em linha que compõem um look ainda mais descolado.”


Bem, você não queria olhar blusões de linha, mas agora sente vontade de ver as cores que existem à disposição na loja. Alguém te disse que os blusões são descolados e você se identifica. Percebeu o gatilho?


Vamos para uma loja de acessórios:


Você está aí experimentando os novos chapéus e echarpes quando ouve algo assim:


“Amiga linda, você já viu as novas bijus da Juliana Paes? São lindas demais! Argolas cravejadas de zircônia, anéis e brincos cheios de estilo. Pede pra ver! Ah só hoje estamos com 30% de desconto nessas peças viu, aproveita!”


Bom, o que você acha que irá acontecer? É, com certeza estas pessoas que ouvirem a informação já são clientes que estão no interior da loja, entraram com a intenção de comprar, mas se escutarem algo capaz de deixá-las ainda mais belas por que não levar outros itens e ainda receber 30% de desconto?


Em um restaurante: Você chegou e está olhando o cardápio quando ouve:


"Bem vindo ao nosso espaço. É muito bom tê-los conosco. Hoje nosso chefe indica lasanha ao creme de trufas negras e para harmonizar um Conde Vimioso, vinho regional do Tejo de cor rubi profunda. Frutos negros maduros, flor de laranjeira, pimenta preta,

40% Touriga Nacional, 25% Cabernet Sauvignon, 25% Syrah, 10% Aragonez,

graduação alcoólica 14%. De sobremesa petit gâteau de chocolate amargo."


Ao ouvir todas estas informações você no mínimo questiona o preço do vinho e se estiver de acordo acaba por aceitar a indicação do chefe.


Até hoje nunca vi um restaurante apresentar as características dos vinhos que compõem sua carta e tenho certeza que se o fizessem venderiam muito mais. Vender mais é uma arte que precisa ser desenvolvida pelas empresas através de uma rádio própria. Quando você possui uma ferramenta como essa é capaz de sutilmente induzir uma compra. A frequência com que a ideia da compra ficará na cabeça do seu cliente é você quem determina.


Portanto saiba de uma coisa, existem várias formas de criar textos persuasivos e instigantes. Pra cada produto e segmento há um apelo diferente. E até mesmo sua espera telefônica pode ter estes textos, reforçando um conteúdo que você já utiliza em sua rede social, site ou rádio online.


Quando você oferece algo de forma sutil e despretensiosa, sua empresa ou loja passa a ser vista como uma marca que se preocupa em informar o cliente e não apenas vender. Este cliente já está dentro do seu estabelecimento, você só precisa encantá-lo com informações úteis que naturalmente ele possa vir a perguntar, porém, você antecipa.


Caso você tenha interesse em conhecer melhor este serviço de rádio online, temos vários modelos de rádios que administramos em nosso site, basta dar play e conferir.




🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/dMc9j9nYrkw


🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.


👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:


💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:


👇 CURSOS:

🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!


🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!


✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos


 
 
 

Comentários


bottom of page