top of page
Buscar

COMO DESTRAVAR UM TRAVA-LÍNGUAS?

Atualizado: 28 de out. de 2021

Com três P's: Preparo, Paciência e Persistência

ree

Muito bem. Você tentou, se irritou e desistiu de continuar tentando. Desistir é fácil, gente. E tudo o que é fácil demais não tem muito valor, não é verdade? Quando você persiste encontra um jeito de alcançar seus objetivos. Persistir sempre vai ser o melhor caminho.

Vamos pensar juntos. O que tá te travando? Você não tem nenhuma deficiência, nasceu com o dom da fala, tem boa voz. Se você é envergonhado essa é uma ótima hora de deixar a vergonha de lado e se apoderar.

Vou te ajudar com isso em 10 passos:

1- Prepare sua voz todos os dias começando pela hidratação (antes de emitir qualquer som beba um copo de água), suas pregas vocais estão desidratadas. Ao acordar, não dá pra sair falando, entende?

2- Respire fundo 3x calmamente sempre pensando que esta respiração precisa sair de baixo das costelas ou seja costo-diafragmática-abdominal: onde as costelas se abrem pra que o diafragma possa descer e o abdômen participar do processo de suporte e sustentação do ar. Isso te dá um maior controle pra passar o nervosismo e fazer todo o trava línguas sem perder o ar. Quando a gente não acerta de primeira o nervosismo toma conta e nos bloqueia.

3- Não se alimente por no mínimo duas horas antes de fazer o trava línguas. Parece besteira, mas isso pode te atrapalhar produzindo saliva e muco em excesso (uma defesa natural do organismo).

4- Aqueça a voz com exercícios de língua. Faça trepidar a pontinha da língua no céu da boca pertinho dos dentes da frente sempre de forma equilibrada e emitindo um som baixinho. Depois língua pra dentro, língua pra fora com a pontinha elevada (com a língua ainda pra fora, língua pra cima e língua para baixo, língua pro lado esquerdo, língua pro lado direito).

No canal da fonoaudióloga Luísa Catoira você encontra vários exercícios de aquecimento e a demonstração.

5- Faça exercícios de articulação. Com os dentes cerrados leia o texto inteiro com um tom baixo de emissão movendo apenas os lábios. Nada de mexer a mandíbula. Os exercícios de articulação também estão no canal da Luísa Catoira que me acompanha.

6- Já hidratou e aqueceu? Agora vamos à prática: leia calmamente o texto abaixo. Este é de nível fácil.

“Quando digo digo, digo digo, não digo Diogo, quando digo Diogo, digo Diogo, não digo Digo."

Faça perguntas ao texto: Quando digo digo, digo o quê? Digo digo. Quando digo Diogo, digo o quê? Digo Diogo.

Agora separe as sílabas: Di - go Di - o - go e soletre a pronúncia delas trazendo o som do Di com os dentes cerrados para neutralizar sotaques. Se fizer com a língua entre os dentes seu trava línguas terá sotaque e pra ter sotaque neutro você precisa cuidar desta emissão.

7- Traga na ordem imagens pra sua fala: cada palavra tem uma imagem. Digo vem de dizer (a imagem pode ser você dizendo digo). Diogo vem de alguém com esse nome (traga a imagem de uma pessoa).

8- Agora leia em voz alta naturalmente, como se estivesse falando com alguém sem forçar. Faça assim 3x até entender o que está dizendo.

9- Entendido, acelere aos poucos sem projetar a voz pra não forçar suas pregas vocais.

10- Chegou a hora de experimentar. Se você memorizou fale em frente ao espelho fixando o olhar em um ponto qualquer. Isso aumenta a sua concentração.

E é isso! Não esqueça, boa dicção é uma habilidade que você adquire com muito treino, preparo, paciência, persistência e atitude. Mãos à obra, vamos juntos!



🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/OW-A8e07xH8


🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.


👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:


💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:


👇 CURSOS:

🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!


🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!


✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos


 
 
 

Comentários


bottom of page