COMO MONTAR A PLAYLIST DE UMA RÁDIO ONLINE POPULAR
- b2b Áudio Comunicação

- 8 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de out. de 2021
O estilo popular pode ser cult em uma rádio online

Montar uma rádio online popular não exige de mim, enquanto curadora musical, a função de listar as músicas que trazem audiência como em uma rádio popular convencional. Aliás, na minha opinião, enquanto a convencional é muitas vezes obrigada a tocar o que os ouvintes pedem pra se colocarem entre as mais ouvidas, uma rádio online que faz parte de uma empresa não deve jamais tocar. Na convencional a música solicitada que mantém a audiência pode afastar o público da rádio online.
O que identifica a palavra popular em uma estratégia realizada pra customizar uma empresa é, principalmente, o target (público alvo) que frequenta o ambiente. Aqui eu trago como exemplo uma rádio que montei a alguns dias. O cliente é proprietário de uma farmácia no continente da grande Florianópolis e muito querido pelos que trabalham com ele. Em plena crise mundial este proprietário vem ajudando dezenas de famílias ao contratar pessoas pro serviço de moto boy.
A comunidade do bairro é incentivada a acionar o tele-entrega e o serviço não é cobrado onde a farmácia está localizada. Consegue entender o quanto o conceito familiar formado por essa empresa com a ideia de abraçar a causa, fazer sua parte ajudando o máximo de pessoas possível precisa ser bem transmitido através da música?
Quando acompanho o trabalho desta empresa através da fanpage deles, isso também me serve como base pra construção do DNA do negócio. Neste caso em questão, fica claro que é uma empresa familiar onde as pessoas frequentam o espaço desde criança até avôs e avós de todas as classes sociais.
A farmácia fica aberta por um longo período, das 7h às 22h. Este detalhe também me serviu de informação importante. A partir daí, eu defini se oferecia uma programação única com mais de 1.500 músicas que tocariam aleatoriamente passando por todos os horários sem repetições frequentes ou selecionaria a playlist por determinados horários como segue o exemplo abaixo:
- Das 7h às 9h horas - uma MPB mais tradicional, músicas mais conhecidas.
- Das 9h às 14h - Música de todas as gerações, um som ambiente trazendo pop , MPB, músicas internacionais, um pagode bem filtrado sem letras ofensivas.
- Das 14h às 19h - Músicas mais contagiantes, pop rock internacional mais recente, clássicos do rock, grupos nacionais que deixaram saudade, o famoso flash back.
- Das 19h às 22h - Covers, versões de clássicos do rock, blues e pop rock no estilo acústico, algo mais cadenciado pois é hora de acalmar a mente.
Uma rádio online fica 24 horas no ar o que possibilita que esses clientes possam ouvi-la até mesmo durante a madrugada se perderem o sono. E se depois das 22h colocássemos mantras ou músicas relaxantes, tudo isso seria possível e demonstra a preocupação da empresa com seus clientes.
🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/ypamYGrJzsw
🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.
👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:
- Instagram: https://www.instagram.com/jane_barcelos
- Facebook: https://www.facebook.com/janebarceloslocutora
- TikTok: https://www.tiktok.com/@jane_barcelos
💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:
👇 CURSOS:
🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!
🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos









Comentários