COMO NEUTRALIZAR O SOTAQUE
- Jane Barcelos
- 11 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de out. de 2021
Quanto tempo você está se priorizando pra conseguir?

Neutralizar um sotaque ou trazer uma voz padrão pros trabalhos é algo que exige treino e prática. No meio artístico isso é uma exigência, principalmente, pra conseguir trabalhos nacionais. Nós temos uma variedade incrível de dialetos no país. Só os que se tem conhecimento somam 16.
O sotaque neutro não identifica de onde você é enquanto está fazendo uma locução comercial ou a apresentação de um programa em uma rádio ou TV de padrão nacional, por exemplo. Em algumas regiões isso acontece de forma mais natural, É o caso dos gaúchos e paulistas. Eles possuem o som do "s" de acordo com a norma de neutralização. Já o som do 'R" dentro do sotaque neutro é sutilmente arrastado (produzido no fundo da garganta) e mais difícil de ser feito pelos gaúchos e paulistas do interior.
É muito importante trabalhar a neutralização do sotaque com exercícios de língua diariamente porque cada dialeto traz um som diferente para os fonemas e desta forma a musculatura que é trabalhada no dia a dia não é a mesma trabalhada na neutralização.
Não é nada fácil neutralizar um sotaque. Você precisa treinar bastante, sempre lembrando de começar pela musculatura da língua e também ouvir muito as referências de sotaque neutro que temos em nossa mídia. Não só ouvir, mas principalmente, reproduzir com os mesmo sons utilizados por eles. Mas quem são eles? Os apresentadores do Jornal Nacional são exemplo de profissionais que obrigatoriamente precisam neutralizar seus sotaques pra alcançar o país inteiro sem localização, ou seja, sem denunciar de onde são.
Isso muitas vezes acontece apenas enquanto estão exercendo a profissão. Fora do ar o sotaque regional destes profissionais pode voltar naturalmente. Quanto mais se pratica, mais neutro o sotaque vai ficando. É normal ao retornarem pro meio cultural da sua região e quando estão entre amigos que o sotaque de origem venha à tona. Faz parte da personalidade.
Gosto muito desta citação:
“Todos nós temos um cardápio de vozes. A voz é o resultado do aparelho fonador das influências culturais recebidas ao longo da vida. Da minha história auditiva, de tudo o que eu ouvi faz sentido para mim e da minha habilidade de transformar emoções e pensamentos em voz”. Mara Behlau, pesquisadora e fonoaudióloga especializada em voz.
🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/wD3sMi8xlnU
🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.
👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:
- Instagram: https://www.instagram.com/jane_barcelos
- Facebook: https://www.facebook.com/janebarceloslocutora
- TikTok: https://www.tiktok.com/@jane_barcelos
💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:
👇 CURSOS:
🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!
🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos









Comentários