COMO RESPIRAR ENQUANTO FAÇO UMA LOCUÇÃO?
- b2b Áudio Comunicação

- 11 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de out. de 2021
Só a prática te leva à excelência

Esta pergunta me foi feita por um aluno do curso "Criando Locutores do Zero".
São tantos anos praticando locução e ativando automaticamente os tons, variações, emoções e também as respirações que eu confesso que nunca havia parado pra observar tão detalhadamente minha respiração enquanto faço uma locução.
Então, fizemos isso juntos e descobrimos algo interessante que quero mostrar agora a vocês. Vou utilizar o texto feito por mim como tutorial de acesso ao filme "Tejiendo El Tango" de Fabiano Silveira em sua plataforma.
“Olá, este é um passo a passo de como você tem acesso ao filme Tejiendo El Tango.
Após entrar no site fabianosilveira.com.br.
Clique aqui no botão “adquira seu filme” .
Esta opção te levará para esta tela onde você preencherá seus dados pessoais e os dados de pagamento.
Clique em comprar filme e abrirá esta tela te parabenizando pela compra.
Você receberá em seu email o código de acesso, escolha aqui o idioma que prefere assistir.
Insira o código e tenha um ótimo filme!”
Percebe que a respiração acontece pela boca, mas de forma totalmente controlável evitando aquele som alto da puxada de ar? Se o som da puxada de ar pela boca aparecesse, a gente poderia eliminá-lo na edição. Porém, existem respirações que são tão fortes que nem na edição se consegue um bom resultado.
Analisando ainda a locução acima. Em algumas palavras esta puxada de ar acontece pela boca e nariz simultaneamente e precisa ser bem coordenada para que a qualidade do som não seja prejudicada. Ao emitir alguns fonemas como na palavra “insira” foi exatamente isso que aconteceu. Treinar a locução antes de gravar nos faz adquirir a nossa própria técnica de conduzir o texto e a respiração.
Consultei a fonoaudióloga, Dra. Luisa Catoira, a fono dos artistas e dubladores no Rio, ela é especializada em voz e me foi indicada pelo otorrinolaringologista, Dr. Reinaldo Yazaqui para tratar uma pequena patologia. Eu queria saber se estava tudo bem em relação a esse procedimento e ela respondeu exatamente isso: “Em termos de barulho, se não for fazer barulho o ideal é respirar pelo nariz sempre. Porque o nariz umidifica, protege e aquece as vias aéreas e quando a gente pensa em respirar pela boca a gente não tem este conforto. Mas às vezes quando se está fazendo uma locução é necessário que a gente respire pela boca e faça aportes rápidos de ar com a garganta bem aberta pra não ouvir o barulho de puxada de ar. Existe a respiração que a gente chama de mista também que é um pouco pelo nariz e um pouco pela boca. Tem que ser confortável tem que ser num lugar que seja confortável pra não exigir esforço e acabar perdendo o foco da interpretação.”
Sensacional não só perceber que eu estava fazendo da forma correta e no automático de tanto praticar com as fonos que me auxiliaram ao longo destes anos, mas principalmente, por ter recebido uma atenção tão especial da Luisa que também acabou se prontificando em me ajudar a resolver uma pequena patologia.
Acabei adquirindo o curso dela "Escola da Voz", e logo teremos como bonificação no curso "Criando Locutores do Zero" uma participação especial da Luisa Catoira pra auxiliar com pequenas dicas as pessoas que estão começando a trabalhar com a voz.
Incrível como a Internet aproxima, não é gente? Eu nunca imaginei que faria uma consulta com a fono dos artistas no Rio e com o otorrino dos artistas da voz em São Paulo e que iria adquirir cursos destes profissionais que acabaram trazendo mais conteúdo pro meu próprio curso.
Eu costumo avaliar, principalmente, o tempo de experiência na área justamente pra receber orientações como a que a gente viu aqui neste vídeo. Experiência sempre agrega valor. Quando você pratica a mesma coisa por anos adquiri bagagem e conhecimento. E não existe concorrência pra isso.
Então, se você quer saber mais sobre locução, tom de voz, ritmo, nuances, respirações, neutralização de sotaques e outros macetes da comunicação, se inscreve no canal e ativa o sininho. Eu tenho certeza que com as assessorias que recebo ao longo destes meus 35 anos de profissão eu posso te ajudar até mesmo a abrir sua empresa, montar seu próprio home estúdio e criar laços que mantém clientes e parceiros fiéis por muito tempo. Vamos dar uma guinada na vida este ano?
🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/a9XyxEfLf4c
🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.
👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:
- Instagram: https://www.instagram.com/jane_barcelos
- Facebook: https://www.facebook.com/janebarceloslocutora
- TikTok: https://www.tiktok.com/@jane_barcelos
💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:
👇 CURSOS:
🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!
🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos









Comentários