top of page
Buscar

DE GRAÇA, NEM QUE A VACA TUSSA!

Atualizado: 28 de out. de 2021

Vantagens tem via de mão dupla

ree

Ah, você tá começando? Grava essa espera pra mim sem cobrar? Essa coisa de você estar iniciando a sua carreira como locutor comercial e os amigos e conhecidos começarem a te pedir áudio de graça não tem nada de incentivador e é no mínimo sem noção.


Mas... sempre tem um 'mas'. Quando o assunto é áudio de graça também. Se ele está pedindo é porque reconhece o seu potencial, ele sabe o quanto a sua voz é boa. Só não quer pagar, prefere tirar vantagem em cima da sua qualidade vocal.


A não ser que você também tire alguma vantagem nessa negociação. O fato de você estar começando não significa que precisa fazer trabalhos reais em áudio de graça pra mostrar a sua voz.


A Internet está aí com suas redes sociais e centenas de aplicativos gratuitos pra você se posicionar. Leia um trecho de 30 a 60 segundos de um livro que você gosta e indique esse autor. Isso é legal, não existe problema com direito autoral quando você está indicando uma obra.


Quer mostrar sua voz em um vídeo corporativo, espera telefônica, em um tutorial pra site, em um spot pra TV ou rádio? Procure uma empresa de um amigo e pergunte se ele tem algum texto pronto. Pode ter certeza que todo o empresário pensou um dia em um texto pra conceituar a sua empresa, loja ou seu negócio.


Esta é a diferença. Quem tem que pedir licença pra fazer o áudio da empresa é você. O primeiro pode até sair de graça, mas se ele gostar, meu amigo, os próximos poderão ser com a sua voz. Só depende da forma como você vai encaminhar esta negociação futura.


Então, não tenha vergonha de escolher a empresa de um conhecido aí no seu bairro e fazer essa proposta. Diga a ele: "Preciso mostrar minha voz nas redes sociais e adoraria que fosse em um comercial de sua empresa." E diga ainda: "Vou colocar no Soundcloud, no Insta, YouTube e Face, o que você acha?" Perceba quantas vantagens você está oferecendo. Isso é parceria, os dois ganham. Se ele não gostar da sua voz, vai dizer não. Mas lembre-se, esse “não” você já tem agora, por nunca ter perguntado.


Coragem e atitude é o que falta na maioria das pessoas que muitas vezes preferem dizer que não são vendedores ao se quer tentarem negociar suas próprias vozes. Você investiu em cursos, equipamentos e está em constante atualização neste mercado. O direito de utilização da sua voz já precisa sim ter um valor, tão logo você termine sua preparação como locutor.


A ideia antiga de ficar fazendo de graça até um dia alguém te enxergar já era, foi no tempo em que não existia Internet. O velho ditado “De graça até injeção na testa”, só vale se a injeção for de Botox e tratar-se de uma permuta.



🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/01ssqHVOLLM


🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.


👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:


💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:


👇 CURSOS:

🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!


🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!


✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos


 
 
 

Comentários


bottom of page