ESTÚDIO DE RÁDIO x HOME STUDIO
- Jane Barcelos
- 23 de ago. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de out. de 2021
Um bom diretor tira de um locutor a versão que ele quiser.

Sempre se buscou credibilidade na voz e muitas vezes esta credibilidade estava atrelada a uma voz conhecida, porém, com o tempo isso mudou. Hoje uma voz não precisa ser conhecida ela precisa é alcançar o objetivo do texto, dar conta do recado.
A gente ouve muito que a voz natural não é pra locutores. Eu mesma recebo aqui no estúdio alguns briefings que pedem uma voz em que eu esqueça que sou locutora. Veja bem, eu já estive dos dois lados. Locutora de rádio por 30 anos e estou locutora independente há seis anos.
Uma locução feita no rádio é completamente diferente de uma locução feita em um home studio ou produtora de áudio onde você tem mais liberdade de aprimorar o trabalho.
No rádio por haver uma demanda muito grande de comerciais exige-se que o locutor consiga dentro de uma hora (tempo destinado pra gravação de spots) realizar a gravação em média de quatro áudios (spots, agendas, programetes, programas gravados pra cobrir folgas...) que chegam pra serem feitos por aquele locutor naquele dia.
Ele não tem acesso ao briefing de cada spot, seria inviável. Dificilmente ele terá acesso até mesmo às trilhas porque os operadores de áudio em uma emissora de rádio vão pesquisá-las depois durante a edição dos materiais.
Com isso o locutor faz a interpretação de acordo com o texto e o estilo da rádio em que trabalha. Na maioria das vezes ele nem sabe quem é o cliente e sem ter estes detalhes tão importantes as locuções são feitas no lugar comum, no automático.
Eu lembro de uma coisa que eu discordava completamente quando trabalhava em rádio era que eu fazia a locução de um restaurante de frutos do mar dizendo que ele era o melhor da cidade e em outro momento com diferença às vezes de apenas 20 minutos lá estava eu no outro break comercial fazendo a voz de mais um restaurante especializado em frutos do mar dizendo ser ele o melhor. Aquilo não descia pra mim enquanto locutora, era como se eu estivesse mentindo.
O que eu ouvia quando criticava esse tipo de coisa é que eu não tinha que me preocupar com isso, eu estava apenas emprestando minha voz pra uma empresa. É claro que essa resposta nunca foi satisfatória pra mim porque eu sempre percebi que os melhores spots em um break comercial vinham de fora com outras vozes.
O que talvez muitas pessoas também não saibam é que nem uma empresa é obrigada a fazer a locução de seus spots no rádio. Pra atender esta demanda existem estúdios e produtoras de áudio e são muitos espalhados por aí com condições de entregar trabalhos extremamente personalizados pra cada empresa.
Eles têm muito mais tempo pra trabalhar cada spot com riqueza de detalhes através de um bom diretor que consegue traduzir muito bem o briefing e passar pro locutor fazendo com que ele grave inúmeras interpretações.
As vozes que a gente ouve com muita frequência hoje na publicidade, o que se chama de voz natural são de um locutor, de alguém que trabalha ou trabalhou em rádio ou no meio de comunicação, que fez muita locução.
Estes locutores experientes bem dirigidos se transformam em atores que reproduzem o cotidiano, o dia a dia natural das pessoas. Quem está ali fazendo aquele produto vender não é jamais uma voz normal de uma pessoa que nunca fez locução na vida.
E pra finalizar, eu vou te mostrar agora dois spots feitos no estúdio b2b onde eu locutora e meu filho que nunca trabalhou em rádio, mas que fez cursos e é também locutor, atuamos.
Primeiro um comercial de varejo pra rede de lojas Obino no RS e o segundo em um teste nacional que fizemos pra empresa SPC Brasil Cartórios, também produzido pela b2b que é um home studio. Qualquer um destes trabalhos leva em média oito horas pra ser concluído.
Nestes dois exemplos temos duas situações: estes spots jamais poderiam ser realizados em uma rádio porque precisam de tempo pra serem produzidos. Mas com certeza por serem tão diferentes dos spots com edição simples de rádio chamam mais a atenção de quem ouve.
E a segunda situação mostra o que um locutor com um estúdio consegue fazer quando se mantém atualizado mesmo se auto dirigindo ao se desafiar. Ele traz novos registros pro seu repertório e conquista mais trabalhos.
Ah e quando te disserem que um locutor de rádio não consegue fazer determinado trabalho com a voz questione: - É um diretor que vai me dirigir? Sabe por que eu digo isso? Porque um bom diretor tira de um locutor a versão que ele quiser.
🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/tWqnV36-ZKI
🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.
👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:
- Instagram: https://www.instagram.com/jane_barcelos
- Facebook: https://www.facebook.com/janebarceloslocutora
- TikTok: https://www.tiktok.com/@jane_barcelos
💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:
👇 CURSOS:
🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!
🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos









Comentários