top of page
Buscar

MOLDE O SEU ESTILO DE LOCUTAR

Atualizado: 27 de out. de 2021

Modelar não é copiar é moldar!

ree

Em 1986 quando comecei em rádio não existia internet. Os cursos de dicção, interpretação e os atendimentos com fonoaudiólogas eram oferecidos pelos veículos que nos contratavam e entendiam que precisavam investir em nossas vozes, acreditavam que havia potencial e nos davam este suporte.


Não existia, como hoje um curso superior de radialismo, a gente fazia rádio no instinto. Nossa inspiração eram os ouvintes, nosso termômetro eram eles. Se estávamos indo bem era através deles que a gente sabia. Com 16 anos de idade nem nos preocupamos muito com o que os outros falam. A gente só quer mesmo é fazer o que gosta aprendendo com um colega que nos orienta, mas sempre colocando nossa personalidade.


Eu não tinha adoração por rádio quando entrei pro veículo. Pra ser sincera, nunca havia parado pra observar uma locutora de rádio. Isso também não me foi sugerido na época e, certamente haviam poucas já que este mercado era dominado pelos homens. Eu gostava de música, mas não era daquelas pessoas que ficavam 12 horas com o rádio ligado. Eu não tinha aquele ídolo, aquela pessoa em quem eu pudesse me inspirar, acho que aprendi na marra, sendo eu mesma.


Os anos foram passando e eu sentia falta de uma referência feminina porque fazer locução de rádio ia além de apresentar programas, a gente tinha que ler notícias, agendas e gravar spots que são os comerciais, ou seja, a gente precisava saber vender no rádio através das nossas vozes.


Mesmo percebendo que os ouvintes gostavam do meu trabalho eu me cobrava muito porque nem sempre eu estava feliz e disfarçar o humor no ar é bem difícil.


Até que depois de alguns anos eu ouvi na televisão um comercial nacional do Jimo, aquela latinha de Jimo Silicone e Jimo Penetril. Eu estava fazendo alguma outra coisa e ouvi de longe aquele comercial. Então, me aproximei da TV e vi aquela mulher loirinha com uma cara simpática vendendo o produto de uma forma tão persuasiva que logo pensei: "é isso que falta em mim."


Minha voz precisa vender. Falar com mais propriedade, com alegria, com entusiasmo, vender os produtos e marcas com carisma e ao mesmo tempo conseguir transmitir seriedade nos momentos em que precisasse. Foi como se eu estivesse encontrando a fórmula da locução publicitária perfeita pra época. O que eu fiz? Copiei o texto e ia pra frente do espelho treinar. Até que um dia eu descobri que aquela menina iria trabalhar na mesma rádio em que eu trabalhava.


Ela se chamava Carolina Gonçalves, a Carol iria ser minha colega. Por incrível que pareça agi de forma natural, nunca disse a ela que treinava spot de rádio em cima daquele modelo de comercial que ela havia feito na TV . E com o convívio eu fui aprendendo ainda mais vendo ela fazer rádio. A partir daí, eu tinha uma referência, uma voz feminina dentro da emissora em que eu trabalhava.


Hoje se ouve muito o termo 'modele alguém'. Eu acredito que mesmo sem saber que era possível aprender modelando alguém eu fiz isso e penso que modelar não é copiar é buscar naquela referência características que melhoram as nossas próprias características, que acrescentam ao nosso jeito de ser e a partir daí, conseguimos montar um novo modelo.


Eu criei uma nova locução, mais dinâmica, mais atual, mais persuasiva. Um mix de mim e da minha referência. Por isso, se você tem esse desejo de entrar pro meio rádio ou apenas ser locutor, trabalhar com a voz, acredite, ter uma referência faz toda a diferença pra moldar o seu estilo.


Esteja preparado e de ouvidos em pé. Quando ouvir alguém no rádio, TV, internet ou sistemas (URA, atendimento, TTS, GPS...), que te faz parar o que está fazendo pra prestar atenção no que ela ou ele está dizendo, você pode estar sendo apresentado pra alguém que irá acrescentar muito em sua vida profissional.


🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/UpAQumrxRW4


🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.


👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:


💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:


👇 CURSOS:

🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!


🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!


✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos


 
 
 

Comentários


bottom of page