top of page
Buscar

POR QUE UM OTORRINO PODE SALVAR SUA VOZ?

Atualizado: 27 de out. de 2021

A saúde dos sentidos mais importantes da sua vida (o olfato, a fala, a respiração e a audição) dependem de um bom check up.

ree

Convidei pra uma live o Dr. Reinaldo Yazak, otorrinolaringologista que se dedica à medicina das artes performáticas e ele aceitou. A live acontece dia 03/09 às 20h30 em meu Instagram @jane_barcelos.


Em 2013 fiz um curso com o Dr. Rei sobre Fisiopatologia (estudo das funções anormais no organismo). O Dr. Rei é o médico preferido pelas celebridades em São Paulo, atende atores, cantores e profissionais da voz de forma geral, voz artística é sua especialidade.


Com a utilização frequente e o passar dos anos vamos sentindo o desgaste do nosso aparelho vocal. Nós precisamos cuidar da nossa laringe onde estão as cordas vocais. Só que ela não é o único órgão responsável pela vocalização, todo o espaço percorrido pelas cordas vocais até a boca ou até o nariz são de extrema importância.


Até mesmo exercícios aeróbicos são fundamentais pra que possamos trabalhar melhor com mais condicionamento vocal. Então, se você pretende trabalhar com a sua voz e viver dela saiba que não dá pra ser sedentário, você vai precisar sim fazer alguma atividade aeróbica.

Existem exames que deveriam ser regulares na vida de um profissional que trabalha com a voz. Estes exames são realizados por otorrinolaringologistas e quando feitos de forma semestral e anual podem evitar doenças sérias.


Um deles é a laringoestroboscopia que avalia a cavidade oral e da garganta, permite visualizar a parte de trás deste órgão e até as pregas vocais identificando com eficiência distúrbios da voz e alterações anatômicas e funcionais das cordas vocais.


Pra trabalhar com a voz precisamos ter uma boa audição. Outro exame muito importante e que poucos locutores levam a sério é o de audiometria que deve ser feito também uma vez ao ano pra que evitemos problemas como o desequilíbrio da audição (quando um ouvido escuta melhor do que o outro). Isso acontece pelo contato constante com os fones, o ambiente de trabalho e o nível de volume que utilizamos na música.


Então, com o passar dos anos os nossos ouvidos já não possuem o mesmo equilíbrio, esta deficiência pode atrapalhar até mesmo na masterização de um áudio que você precisa entregar, caso você trabalhe com seu home studio.


Todo o sintoma vem com sinais que precisam ser investigados. Se você não tem gripe ou quadro alérgico e está tendo tosse com frequência, sente a garganta seca, cansa enquanto faz sua locução, acorda frequentemente com pigarro (acúmulo de muco na laringe) ou passa o dia sentindo pigarro, estes podem ser alguns sinais importantes de que você precisa procurar ajuda médica.


O otorrino não é responsável apenas por cuidar das suas inflamações, ele trata os sentidos mais importantes da nossa vida: o olfato, a fala, a respiração e a audição. É impossível ter saúde e bem estar sem que essas funções estejam funcionando adequadamente.


Portanto, seja você locutor, cantor, professor, enfim, todas as pessoas que precisam de suas vozes pra exercer a profissão não podem deixar de fazer um check up com um otorrinolaringologista, além de realizar os exames corretos dependendo do caso. Durante uma consulta recebemos informações importantes com relação a saúde vocal e isso previne problemas futuros. Procure fazer uma boa pesquisa em sua cidade nas clinicas que possuem Otorrino e realizam estes exames. Cheguei a encontrar diferenças nos valores dos exames de uma clinica pra outra de até 400% em Florianópolis.


🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/LUmDLXs9mRc


🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.


👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:


💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:


👇 CURSOS:

🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!


🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!


✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos


 
 
 

Comentários


bottom of page