QUANTO VALE A MINHA VOZ?
- Jane Barcelos
- 6 de ago. de 2020
- 5 min de leitura
Atualizado: 22 de out. de 2021
Sua voz é um bem que por lei não pode ser vendida ou cedida

Você nasceu com um dom. Alguns adquirem habilidades com a voz e através dela tiram seu sustento. Quem ainda não enxergou que o fato de falar já faz parte de um dom e que ele pode ser usado pra alguma atividade, leva mais tempo pra entender que tem em si uma forma de sobrevivência. O fato de falar é tão comum pra nós assim como respirar que até esquecemos que muitos não nascem com o direito da fala, de emitir sons através de suas cordas vocais.
Eu comecei aos 14 anos a trabalhar com a voz com carteira assinada, fui telefonista de PABX, aos 16 iniciei no rádio e não saí mais. Não fui eu quem escolheu a minha profissão nem de telefonista nem de radialista, as vagas me foram ofertadas. Desde os nove anos os professores viam em mim algo que entendiam como habilidade da fala.
No rádio o que me encantava era a magia, era o quanto aquelas pessoas que estavam ali escutando gostavam de me ouvir, de participar, de ganhar brindes de vibrar comigo o lançamento de uma nova música, uma nova promoção, eu amava dar brindes rs.
Eu acompanhava as pessoas, as pessoas me faziam companhia e isso me trazia felicidade. Meu dom estava sendo exercido, minha habilidade aprimorada e o talento logo surgiu. As empresas em que trabalhei também investiram em mim. Tive curso de dicção com os melhores professores da época, fiz curso de interpretação, tive acompanhamento com fonoaudiólogos, participei de curso de oratória, adquiri meu DRT (registro de radialista) e sou extremamente grata por tudo isso.
Eu tinha o principal que me alimentava diariamente: a paixão e a satisfação profissional. O amor pela profissão me trouxe reconhecimento e hoje com meu home studio trabalhando só com a minha voz eu me sinto realizada profissionalmente. Esta realização está imediatamente ligada ao que recebo por isso.
Como toda pessoa que busca o melhor pra si hoje eu sei que posso mais e sempre sinto uma energia que me move, uma força que eu quase enxergo nos momentos mais difíceis. E daí, vou em busca de informação. É assim que faço meu valor hoje, somando tudo o que sou, as habilidades que adquiri a novos conhecimentos e aprendizagens. Nunca paro de aprender.
O Brasil possui inúmeros prêmios em festivais internacionais em publicidade e é considerado a terceira potência mundial em criação publicitária, pelos países de primeiro mundo. Quem eleva o país desta forma somos nós locutores. É do nosso talento que saem essas premiações quando emprestamos nossas vozes pra vender um produto.
O que você propõe vender é o uso da sua voz que é algo exclusivo. Sua voz é única, faz parte de você, é um bem que não pode ser vendido ou cedido, você não vende a sua voz, você vende o direito de uso dela. Portanto, você é remunerado pela prestação de serviço (sua hora de trabalho enquanto grava) e pela sessão do uso da sua voz, quanto tempo ela irá veicular, se um ano, seis meses.
Você deve receber também pela autoria se possuir valor agregado a sua voz.
Perceba e valorize o seu momento de carreira no mercado em que você atua, é isso que determina se você tem valor agregado ou não. Se você trabalhou por muito tempo em uma empresa e fez nome no rádio, isso é valor agregado e deve ser calculado no orçamento de cada serviço que você prestar.
Quando você tem um estúdio você vai precisar somar a este orçamento o valor do serviço técnico de gravação e das horas de estúdio também porque se você não tivesse o seu estúdio, você teria de alugar um e pagaria por isso.
Quando você vai passar o valor do seu áudio pra determinada peça publicitária ou comercial, seja pra uma agência, produtora de vídeo e áudio ou cliente direto,
precisa deixar tudo muito claro em seu orçamento, e se fechado, que tudo fique bem especificado em contrato.
Pergunte sempre, não tenha medo ou vergonha de questionar onde sua voz será usada e em quais veículos. Isso não é estrelismo é direito, a voz solicitada é sua. Aliás, todas as empresas que orçam uma voz, já deveriam dizer onde será veiculado ao solicitar o orçamento.
A gente tem que perguntar em que mídias a voz vai aparecer, por quanto tempo (seis meses, 12 meses, 24 meses), se a veiculação do áudio será local, regional ou nacional. Consegue perceber a dimensão de cada um e o quanto sua voz precisa ser avaliada por você mesmo na hora de precificar?
Pra cada mídia existe um valor também. Você precisa perguntar se é pra TV, rádio, internet. Se te pedirem um áudio pra TV será um preço e se solicitarem a reutilização do direito da sua voz do mesmo áudio pra rádio a média aplicada é de 50% e isso se repete também às outras mídias.
Existe um valor referencial praticado no mercado que você precisa buscar, de preferência nas produtoras de áudio e vídeo, porque nem sempre um colega de profissão sabe precificar a sua própria voz. Por falta de conhecimento eu mesma muitas vezes passei valores errados.
Os direitos autorais de uma voz são intangíveis. O que você não pode permitir é que coloquem valor no seu trabalho, afinal, quem é que chega colocando valor nos serviços ou produtos das empresas em que compra? Não existe isso! Eu não chego em uma loja de confecção e digo - "vou pagar isso por essa peça".
Alguns lugares trabalham com parâmetros. De acordo com o valor da produção de uma peça o locutor recebe de 10% a 30%. Eu já recebi desta forma em Florianópolis e achei justo.
Informe-se quanto será pago pela produção final e inclua 10% para o seu cachê.
Quando eu acho o valor deste parâmetro baixo demais eu simplesmente digo não porque eu acredito que não terei respeito neste mercado se aceitar receber, por exemplo, R$ 50,00 por um áudio que vai ficar um ano veiculando e expondo minha voz em todos os canais. (você perde trabalhos se sua voz fica 'batida'),
Mas isso eu só penso hoje que tenho referências de valores aplicados e parâmetros de valores de várias regiões. Então, por falta deste conhecimento você pode desvalorizar seu passe o que não é legal pra sua carreira. Quanto vale a sua voz? Não! Quanto vale o direito de uso dela. Isso é só você quem determina.
🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/l4_NU6NgA5o
🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.
👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:
- Instagram: https://www.instagram.com/jane_barcelos
- Facebook: https://www.facebook.com/janebarceloslocutora
- TikTok: https://www.tiktok.com/@jane_barcelos
💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:
👇 CURSOS:
🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!
🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos









Comentários