RADIALISTA PODCASTER... SERÁ?
- b2b Áudio Comunicação

- 25 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de out. de 2021
Criatividade sempre monetiza

Tenho pensado muito em produzir um podcast, mas confesso que o que mais me atrai nesta mídia é o fato de poder utilizar vários efeitos, tipo rádio novela. Acho super dinâmico só que isso tem um custo altíssimo, "tempo". O investimento em tempo pra produzir um podcast rádio novela é enorme. Pensei usar algumas vinhetas, efeitos e trilhas padrão, isso tornaria mais viável e precisaria mesmo ser prático pra manter a frequência.
Enfim, estou analisando e, por isso, levantei alguns dados importantes também pra você que tem o mesmo interesse em criar o seu podcast.
No Brasil em junho de 2020 já tínhamos 234 milhões de dispositivos em uso, ou seja, o número de aparelhos celulares é maior que o da população. Pesquisas do Ibope Inteligência de 2019 mostram que mais de 50 milhões de brasileiros já escutaram um podcast.
O carro e os domicílios estão conectados, o que confirma que estamos em uma era em que o que se ouve é mais importante do o que se vê. A audiência está no ouvido dos consumidores, eles estão completamente imersos e esta imersão tem mostrado uma elevada capacidade de resposta.
Com isso, é lógico que anunciantes, experts, marcas e agências têm uma oportunidade incrível de se destacarem. Muitos ouvintes afirmam comprarem algo depois de ouvir o anúncio em um podcast.
Mas de onde saiu o podcast, quem criou?
O ex-apresentador de TV do canal americano MTV, Adam Curry, é considerado o “pai” do podcasting. Entediado pelo formato repetitivo e linear das rádios convencionais, Curry pensou que precisava criar uma transmissão de áudio com programas personalizados e com a possibilidade de o ouvinte escolher o que ouvir, quando e em que hora ouvir.
Surgiu assim o podcast, uma mídia sem regras rígidas em sua criação, sem padrão de locução, onde você não precisa ser um locutor pra ter seu próprio podcast e, certamente aprenderá muito fazendo.
É caro?
A produção de um podcast não é cara e quem já tem um home studio tem ainda mais facilidade, porém, um podcast bem feito e atrativo demanda investimento de tempo.
Tipos de podcasts existentes
Entrevistas, que o próprio nome já diz;
Informativo, pode ser feito apenas com o apresentador ou host como é chamado;
Painel, que é um bate papo com mais de um convidado;
E o individual, que é o que eu particularmente prefiro porque depende só de mim pra ir ao ar. Me possibilitaria falar a vontade sobre comunicação de forma mais ampla e ainda ajudaria a fortalecer a minha empresa.
O que preciso?
Se você tem um computador, um microfone USB, fones de ouvido e uma placa de áudio com capacidade de gravação e reprodução de sons já consegue produzir podcasts.
Pra isso, basta que você grave o áudio e crie um arquivo de som pra ser
disponibilizado na web.
Os tipos de arquivos mais comuns encontrados nos podcasts são MP319 e WMA20, pois estes formatos são lidos e reconhecidos pela maioria dos players portáteis de áudio. Pra criar arquivos de áudio nesses formatos o software de gravação e edição Audacity se mostrou bem eficiente. É fácil de usar e também é gratuito, além de gerar estes arquivos.
O podcast precisa ser hospedado em uma plataforma e, pra isso, o Anchor me pareceu o mais interessante. Ele é é gratuito e faz a distribuição automática pros maiores players do mundo. Possui efeitos sonoros e opção de patrocínio sem burocracia.
Você também vai precisar criar uma página pra publicar o seu programa e fazer o embed code, que é incorporar o arquivo do seu player na sua página, neste caso, o Wix é bem legal e gratuito.
Qual o formato ideal?
Dizem que o podcast ideal tem um ou dois episódios semanais, duração de 22 minutos com publicação sempre no mesmo dia. Se escolher terças-feiras, faça sempre às terças no mesmo horário.
Será que dá pra ganhar dinheiro com podcast?
Mais de US$ 1 bilhão, este é o número que representou a receita das publicidades de podcasts até o final de 2019. A partir de 10 episódios publicados já dá pra sentir se temos audiência e se estamos agradando. Desta forma é possível mensurar os números e oferecer aos patrocinadores até mesmo com a possibilidade de anúncios nativos que são lidos pelo apresentador e incluem um endosso à marca patrocinadora.
Eu gostei bastante da ideia, quem sabe? Espero que você tenha aproveitado as informações.
🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/55K6ddJM148
🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.
👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:
- Instagram: https://www.instagram.com/jane_barcelos
- Facebook: https://www.facebook.com/janebarceloslocutora
- TikTok: https://www.tiktok.com/@jane_barcelos
💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:
👇 CURSOS:
🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!
🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos









Comentários