UMA BOA CURADORIA MUSICAL VENDE
- b2b Áudio Comunicação
- 3 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de out. de 2021
Isso vem de encontro àquela frase que alguém disse um dia e eu adaptei para um projeto que defendo com unhas e dentes, “A música comunica”.

Nunca existiu aquele momento em que você chegou na sua empresa e tocava uma música que comunicava “algo muito ofensivo” ou ainda uma “música chorosa”... aquela de “cortar pulsos”, um intérprete com “timbre irritante”...?
Provavelmente você já buscou no Google ou nas plataformas as melhores músicas de 2019 e 2020 e percebeu que os gêneros musicais estão todos misturados. Isto porque trata-se de uma pesquisa, ou seja, as mais pedidas e ouvidas nas principais rádios convencionais e plataformas de música destaques da Billboard (referência das principais rádios FM), enfim.
Basta ler o nome das músicas ou escutar o verso principal, aquele refrão que é repetido mil vezes e você irá perceber que o fato de estar entre as mais pedidas não quer dizer que são as melhores para você ou para o seu negócio.
Sabe o que mais me incomoda ao entrar em um ambiente? A música fora do lugar. Ela é aquele som que não combina com o ambiente, como por exemplo, um restaurante sofisticado de frente pro mar, arquitetura contemporânea, um pôr do sol mágico e privilegiado, mas a trilha? Clássicos da MPB. A leitura que faço em um ambiente que toca 100% de clássicos da MPB é que o ambiente não é nada contemporâneo. Se você gosta de MPB, sem problemas, muita gente gosta, mas existe a MPB contemporânea que é maravilhosa e atende muito bem um ambiente com essa discrição.
Eu vejo que uma empresa que usa o básico desconhece o leque de oportunidades que a música oferece e não está preocupada em agradar 100% o seu público. A música é tratada como um barulhinho que precisa existir, o que é uma pena.
Na universidade de Oxford, o estudo “Tempero Sonoro” chegou à conclusão de que certas músicas podem acentuar as notas de um bom vinho. Então, por que não se beneficiar disso em outros aspectos?
Eu afirmo que uma boa seleção musical consegue segurar o cliente por muito mais tempo e inclusive fazê-lo retornar. O cliente volta porque a música faz parte de toda a experiência. Isso nunca aconteceu com você?
A finalidade aqui é te ajudar a entender que uma curadoria feita com conhecimento, com feeling e ouvido treinado é capaz de agradar não só o seu cliente, mas também os colaboradores que ficam por mais tempo na empresa. Estes pra mim são muito beneficiados porque passam a conhecer outros gêneros musicais, começam a entender que aquele estilo musical combina realmente com o ambiente em que trabalham e se um dia precisarem montar uma playlist para a sua empresa saberão exatamente o que tocar. Quando você pensa no todo, os resultados através da música são surpreendentes. Acredite, a música errada te faz perder clientes. Passe a enxergar a curadoria musical como aliada, pois ela com certeza faz parte da alma do seu negócio.
A gente ainda vai falar muito sobre isso por aqui. Obrigada por "ouvir" a minha opinião.
🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/CuVrhMhhOsU
🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.
👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:
- Instagram: https://www.instagram.com/jane_barcelos
- Facebook: https://www.facebook.com/janebarceloslocutora
- TikTok: https://www.tiktok.com/@jane_barcelos
💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:
👇 CURSOS:
🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!
🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
Comentarios